MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em June 30, 2009, 9:15 a.m. - Notícias Fitrae

CTB/SECÃO MS - PRIORIDADES




CTB vai priorizar pela educação no campo em MS



A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), fundada sábado em Mato Grosso do Sul, vai priorizar pela educação no campo em sua luta junto com sindicatos e federações do Estado. “Sabemos que o ensino aos filhos do homem do campo é precário em nosso Estado. Precisamos reverter esse quadro e trazer à tona essa situação alheia à opinião pública”, enfatizou o professor e advogado Ricardo Martinez Froes, que assumiu a presidência da entidade.

A CTB já nasce forte em Mato Grosso do Sul com dezenas de sindicatos filiados. Mais de 30 deles, segundo Froes, são do meio rural que asseia por uma liderança forte para lutar pelos interesses do homem do campo. “Priorizaremos pela educação por entendermos que esse é o caminho para a Nação alcançar seu pleno desenvolvimento”, explicou o presidente da central.

A solenidade de posse da diretoria da CTB/MS contou com a presença de diversos sindicalistas e autoridades. Entre elas, Salaciel Vilela, da central nacional; Valdemir de Oliveira; Luiz Antônio Ogeda, do PSB; Moacir de Abreu, do PCdoB; Adilson Rodrigo; Aloísio José, vereador em Coxim, Cintia Guimarães, Estevão Rocha, vice presidente da Força Sindical; Wilson Faria, da juventude socialista e Eduardo Botelho, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabaelecimentos de Ensino nos Estados de MatoGrosso e Mato Grosso do Sul – FITRAE MT/MS.

O presidente da CTB/MS, Ricardo Martinez Froes, presidente o SINTRAE/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no MS). Ele conta com uma diretoria formada por sindicalistas da Capital e interior para lutar por melhores condições de vida aos trabalhadores e trabalhadoras do Estado.

Segundo Froes, “a CTB no Brasil nasceu animada pelo espírito desta luta classista que atravessa a história moderna, descrevendo uma epopéia de glórias, conquistas e avanços no sentido da humanização das relações sociais, libertação dos povos e combate ao colonialismo e neocolonialismo”.

Para o sindicalista, “Foi num momento em que o capitalismo internacional, liderado pelas potências imperialistas e embriagado pela ideologia neoliberal, quer colocar abaixo o próprio Direito do Trabalho e todo o progresso obtido nas relações sociais. Nasceu para resistir a esta ofensiva reacionária, disfarçada de “pós-moderna” e “pós-industrial”; para defender os direitos sociais e a democracia, em aliança com todas as forças progressistas da nossa sociedade;para levantar a bandeira da valorização do trabalho e do socialismo do século XXI. Nasceu como uma central sindical classista, unitária, democrática, plural, de luta e de massas” .

Em Mato Grosso do Sul, assim como em todo o Brasil a CTB, segundo o sindicalista,está compromissada com os seguintes princípios e objetivos:

Unidade - A busca da mais ampla unidade da classe trabalhadora é um princípio basilar da CTB. Nossa classe se compõe de trabalhadoras e trabalhadores de diferentes categorias, ramos e setores da economia, jovens e idosos, ativos e aposentados,negros, brancos e índios, empregados e desempregados, formais e informais, rurais e urbanos, públicos e privados.
Democracia - A democracia, representativa e participativa, é essencial para a unidade e a luta da classe trabalhadora e do movimento sindical. A vida democrática que a CTB defende é fundamentada na participação ativa dos trabalhadores e trabalhadoras nos embates políticos e na vida das entidades sindicais,definição de suas reivindicações, mobilização para a luta, eleição dos órgãos dirigentes, revogação de mandatos, liberdade de expressão e debate, bem como o respeito às decisões da maioria.

Independência classista - Defendemos a liberdade e autonomia sindical. Queremos nossas entidades livres e independentes dos patrões, governos, credos religiosos e partidos políticos na definição dos seus objetivos e campanhas e na luta pela transformação social.

Solidariedade e internacionalismo - A CTB deve promover os valores da solidariedade de classe, em âmbito local, nacional e internacional, em contraposição ao individualismo predatório propagado como suprema virtude pela concorrência capitalista e pelo neoliberalismo.

Ética na política - A ação política deve ser guiada por princípios éticos,idéias e objetivos elevados. Nossa ética está embasada nos princípios do humanismo, do respeito e solidariedade entre os seres humanos e os povos, do compromisso com os interesses coletivos da classe trabalhadora, com a vida e o meio-ambiente, com a justiça social e com a paz e a fraternidade humana.

Combate à discriminação - Não aceitamos os preconceitos, as discriminações e as intolerâncias, seja de cor, raça, etnia credo, origem, geração, classe social, gênero ou orientação sexual.

Emancipação das mulheres e dos negros - Compartilhamos a convicção de que sem a emancipaçãodas mulheres, dos negros e outros segmentos oprimidos e discriminados da nossa sociedade não se poderá falar em libertação da classe trabalhadora e tampouco será aberto o caminho para uma nação justa, fraterna e igualitária.

Socialismo - A razão de ser do movimento sindical é a luta já secular contra a exploração do trabalho pelo capital. A vitória completa do sindicalismo pressupõe, por conseqüência, o fim da exploração e de todo tipo de discriminação, a prevalência daigualdade, da justiça social, da fraternidade e da paz entre as nações.

Defesa dos direitos sociais - Frente à feroz ofensiva do capitalismo neoliberal contra os direitos conquistados pela classe trabalhadora durante os últimos séculos, é indispensável defender com energia a manutenção e ampliação dos direitos sociais; o efetivo direito ao trabalho, à saúde, à segurança, à livre escolha da profissão; o livre, inalienável e irrestrito direito de greve; a redução progressiva da jornada de trabalho; a universalização dos direitos sociais e dos serviços públicos; o aumento da participação dos salários na renda nacional; a remuneração digna e igualitária.

Transparência - Os sindicatos e entidades sociais e populares não são empresas. Seu objetivo central não é o lucro e sim a luta por igualdade e justiça econômica, política e social. Nossos sindicatos precisam estimular a reeducação dos corpos, almas e mentalidades, contribuindo para a preparação dos novos homens e das novas mulheres para uma nova sociedade.

Desenvolvimento sustentável - Vivemos hoje uma séria e profunda crise ambiental, que coloca em risco a sobrevivência do planeta e da civilização humana. Defendemos uma sociedade que valorize o ser humano, a natureza e a vida. Mais que nunca, hoje é fundamental construir um amplo movimento ambientalista de cunho socialista e anticapitalista.

Educação - A CTB concederá especial atenção à educação e formação da classe trabalhadora, indispensável à elevação da consciência social e consolidação de uma identidade classista, essencial à luta por uma sociedade sem explorados e/ou exploradores.



    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243