MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Oct. 15, 2015, 8:29 a.m. - Notícias Fitrae

Reflexão: Dia do Professor

* Por José Geraldo Santana


Há exatos cento e oitenta e oito anos, teve origem o dia do professor, com a Lei de 15 de outubro de 1827 - assinada pelo Imperador Pedro I- que, além de regulamentar o ensino elementar, estabeleceu o piso salarial docente- que, se atualizado, para valores de hoje, representaria mais do dobro do que é fixado pela Lei N. 11.738/2008, que só se aplica aos que se ativam nas redes públicas, estaduais e municipais.


Em 1947, após decorridos cento e vinte anos, da referida Lei, o professor paulista Salomão Becker, juntamente com três outros colegas de profissão, propôs que essa data fosse de confraternização, em homenagem à classe. Finalmente, em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal N. 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.


Pois bem. Passadas dezoito, virgula oito, décadas da origem do dia do professor; e cinco, virgula duas, da sua institucionalização, pouco se fez, para que os mediadores e co-construtores dos saberes, sem os quais não há construção social, fossem valorizados. Não obstante os governantes, que se sucederam, todos loquazes- com infinita capacidade de falar, por anos a fio, sem nada dizer e/ou fazer, parafraseando Graciliano Ramos, em seu artigo “Cabeças”, publicado em 1938, repetirem promessas e juras, com este objetivo.


Esses tecelões de discursos- nas palavras de Mefistófeles, o demônio, na obra de Goethe, o Fausto-, fazem ouvidos moucos aos fundamentos, princípios e garantias constitucionais, dos valores sociais do trabalho (Art. 1º, inciso IV, da Constituição Federal- CF) e da valorização dos profissionais da educação escolar (Art. 206, inciso V, da CF), notadamente, quanto aos que atuam nas escolas particulares, que nem sequer possuem piso salarial; bem assim, às suas próprias vãs promessas de lhes dar efetividade.


São estes mesmos tecelões que, propositadamente, aprovaram dois planos nacionais de educação (PNEs)- Lei N. 10172/2001, o primeiro, e Lei N. 13.005/2014, o segundo, para viger até 2024-, sem dizer uma só palavra sobre os professores das escolas privadas e que restringiram as metas que tratam de plano de carreira e de valorização aos das redes públicas.


São também eles que querem, a todo custo, a terceirização- que, pelo Projeto de Lei (PLC) N. 30/2015, em tramitação no Senado, transforma o trabalhador de sujeito de direito em objeto com algum direito, conforme as sábias palavras do aposentado Juiz do Trabalho, Márcio Túlio Viana-; que querem transformar a liberdade de ensinar, que é princípio constitucional (Art. 206, inciso II, da CF), em crime, pelos projetos de leis (PLs) N. 867/2015 e 1411/2015, por meio dos quais os professores podem ser processados e condenados, caso ousem aplicar a dialética, ou seja, se debaterem ideias e conceitos. É bom que se diga que nem a ditadura militar, de tristíssima memória, chegou a tanto.


Mas, em que pese tudo isto, o dia 15 de outubro não perdeu o seu simbolismo, o seu significado e a sua inquebrantável relevância, devendo, pois, continuar a ser comemorado por todos quantos exercem esta essencial e imprescindível profissão, sem a qual não se conhece o passado, não se constroem o presente e o futuro. Os professores, apesar dos governantes, são sineiros do porvir- parafraseando o historiador Batista Pereira; são benditos, nas imortais palavras do Poeta Castro Alves- em seu magnífico poema O Livro e a América-, pois que semeiam livros, livros à mão cheia, e mandam o povo pensar. Segundo o Poeta, o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar.


Poucos se lembram dos governantes, principalmente daqueles que pouco ou nada fizeram, para além de seus discursos vazios. Entretanto, ninguém se esquece de seus professores. Por tudo isto, os professores devem tomar para si as palavras do Poeta gaúcho, Mário Quintana, em seu Poeminha do Contra:


Todos esses que aí estão Atravancando o meu caminho, Eles passarão… Eu passarinho! Não existe missão social mais sublime; não há nenhuma profissão mais digna e mais relevante.


*José Geraldo Santana é assessor jurídico da Fitrae MTMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243