MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Feb. 14, 2013, 8:49 a.m. - Notícias Fitrae

Professores de escolas particulares de MS querem ganho real

Professores e funcionários de escolas particulares de Mato Grosso do Sul querem reajuste salarial acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Durante assembléia geral da categoria, em Campo Grande, eles pediram 9% de reajuste salarial para os pisos (de professores e funcionários) e para quem ganha acima do piso, o reajuste reivindicado foi de INPC (acumulado nos 12 meses) mais 2% de aumento real.


De acordo com Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), a data base da categoria é 1º de março. A classe patronal já recebeu ofício com essas e outras reivindicações solicitadas pelos professores e funcionários reunidos em assembléia.


O Sintrae/MS aguarda o pronunciamento da presidenta do Sinepe/MS (sindicato patronal das escolas particulares de MS), professora Maria da Glória Paim Barcellos, na esperança de que sejam aprovadas essas e outras reivindicações da categoria.


ATITUDE EXEMPLAR – Ricardo Froes enalteceu a iniciativa da Funlec , que tem à frente da administração o dr. Mafuci Kadri, que em há mais de três anos consecutivos, antecipa reajuste salarial para professores e funcionários no início de cada ano. Além disso, sempre concede reajuste bem acima da inflação. Ou seja, com ganho real para professores e funcionários.


A Funlec, segundo Ricardo Froes, já adiantou 5% de reajuste salarial e pretende, segundo ele, dar mais 5% de reajuste nos próximos dias. “São atitudes como essa, que valorizam o trabalho dos professores e funcionários, que precisamos adotar em todas as escolas de Mato Grosso do Sul. Afinal, é graças ao trabalho desses profissionais que as escolas se destacam”, argumento Froes.


Esse adiantamento, segundo o presidente do Sintrae, vem a calhar pois no início do ano surgem inúmeros compromissos financeiros para as famílias arcarem, como o IPTU, IPVA, valores das matrículas escolares reajustados e outros gastos.


REIVINDIAÇÕES PERMANENTES – Desde 2001, o Sintrae/MS luta para conseguir aprovar sua “Agenda permanente de reivindicação”, encaminhada todos os anos para a classe patronal. Professores e trabalhadores em escolas particulares de MS querem alcançar os seguintes benefícios:


1- Bolsa de estudos para o trabalhador(a) e seus dependentes legais;


2- Salários dignos para todos os níveis do ensino;


3- Férias coletivas de trinta dias em janeiro;


4- Adicional por tempo de serviço denominado quinquenio;


5- PL – planejamento – pagamento de quatro horas-aulas a cada jornada de 20 horas semanais, inclusos na jornada contratual;


6- Recesso integral de 15 dias em julho;


7- Unificação do recesso de julho em todas as escolas;


8- Adicional por qualificação;


9- Pagamento de comissão para cargos de coordenação e direção escolar;


10- Regulamentação do EAD;


11- Feriado escolar no dia 15 de outubro;


12- Adicional por aluno, quando ultrapassar 30 alunos por sala;


13- Assegurar na CCT a qualificação continuada dos docentes em cursos de pós, mestrado e doutorado;


14- Assegurar adicional de insalubridade aos trabalhadores, em que suas atividades demandem necessidade;


15- Plano de saúde para os trabalhadores e seus dependentes;


16- Plano de cargos e salários para o setor privado de ensino.


 


Fonte: MS Notícias


 


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243