MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Aug. 18, 2014, 8:52 a.m. - Educação

Pesquisa patronal mostra que ensino particular movimenta R$ 60 bilhões no Brasil

O Brasil conta, atualmente, com 41 mil instituições privadas de ensino atuantes no país, das quais 2,1 mil oferecem ensino superior e 38,9 mil são especializadas em educação básica. No conjunto desses estabelecimentos de ensino estudam 15 milhões de alunos e são diretamente empregadas 1 milhão e 400 mil pessoas – categoria representada pela Contee. O “negócio” movimenta R$ 60 bilhões, o que corresponde a 1,7% do PIB brasileiro.


Os montantes foram revelados pelo próprio patronato, através da pesquisa “Números do ensino privado”, realizada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento, divulgado nesta semana em matéria do jornal Correio Braziliense, mostra dados quantitativos a respeito do ensino privado básico e superior, além de aspectos demográficos e orçamentários.


Além de se basear em censos anuais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pesquisa Números do ensino privado considerou estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exemplo do censo demográfico de 2010, de Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).


A expressividade dos números, que podem ser conferidos na íntegra da pesquisa, evidencia a necessidade da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da regulamentação da educação privada, sob exigências legais idênticas às aplicadas à rede pública. Além disso, para que a educação privada corresponda a uma opção democrática que não substitui a importância do investimento em educação pública – dever do Estado e direito de cada cidadão –, é preciso também que crescimentos quantitativos venham acompanhados de avanços em termos de qualidade, incluindo gestão democrática e garantia de direitos aos trabalhadores em estabelecimentos de ensino.


Fonte: Contee

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243