MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Jan. 20, 2014, 9:59 a.m. - Notícias Fitrae

O ano que exige coragem: para lutar, para resistir, para ousar

*Por José Geraldo de Santana Oliveira




“O correr da vida embrulha tudo.


 A vida é assim: esquenta e esfria,


 aperta e daí afrouxa,


 sossega e depois desinquieta.


 O que ela quer da gente é coragem.”


 


A paradoxalmente singela e profunda análise do cotidiano da vida humana, contida nas palavras da epígrafe, representa mais uma imortal e inesquecível lição ministrada pelo também imortal, o mago da alma humana, o mestre Guimarães Rosa – que, consoante as suas próprias palavras, acha-se encantado desde 1967.


 


Esta lição, atemporal e universal, reflete, com exatidão, a vida brasileira; muito embora esta quase sempre se esquente, quando se trata de agruras, e esfrie-se, no tocante a conquistas; e, por isso, aperta-se, muito mais do que se afrouxa; e desinquieta-se mais do que se sossega.


 


Apesar de tudo isto, à vida brasileira jamais faltou coragem, tendo sido esta, ao longo dos séculos, o seu farol e o seu porto seguro. O Estado democrático de direito, implantado pela Constituição de República Federativa do Brasil (CR) de 1988, representa a mais colossal e emblemática demonstração desta bravura indômita.


 


O ano de 2014, que se descortina no horizonte, terá, para a vida brasileira, a marca indelével de incontáveis desafios, que, como nas centenas de outros anos que o antecederam, com certeza exigir-lhe-á coragem: para lutar, para resistir, para ousar e para ampliar conquistas sociais e políticas. O certo que os desafios, para o ano de 2014, pululam-se.


 


A coragem, exigida pela vida, espera que as forças que pugnam pela justiça e pelo bem estar sociais sejam capazes de:


 


- não permitir a volta, ao centro do poder, dos fantasmas que perambulam pelo horizonte da democracia, ameaçando-o com  promessas vazias e desprovidas de sinceridade, autointitulando-se  o novo, não obstante o cheiro de ranço que exalam;


 


- conter a ensandecida sanha de supressão de direitos sociais, representada pela famigerada terceirização e prevalência do negociado sobre o legislado, que conta com a explícita cumplicidade do Palácio do Planalto;


 


- garantir, finalmente, a construção do padrão de qualidade social da educação, de maneira sistêmica, com regras comuns para o ensino público e privado,  o que demanda mudanças profundas no Plano Nacional de Educação (PNE), sob discussão, bem como a sua aprovação e efetivação;


 


- assegurar que a composição do Congresso Nacional,  para a próxima legislatura, a iniciar-se em 2015, seja mais obsequiosa com a cidadania e menos consigo mesma e com os seus financiadores de campanha, como vem se repetindo por décadas a fio;


 


- fazer com que a Presidência da República dispense aos trabalhadores e às suas relevantes bandeiras sociais, tais como o fim da dispensa imotivada, do fator previdenciário, da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, da queda da taxa de juros, ao menos a mesma simpatia e o mesmo empenho na sua consecução até aqui dispensados aos empresários e aos seus interesses, na maioria escusos e negadores dos reais e únicos objetivos da ordem social brasileira, conforme preconiza o Art. 193, da CR: bem estar e da justiça sociais.


 


Afinal, parafraseando Machado de Assis – o bruxo do Cosme Velho – em sua incomparável obra Memórias Póstumas de Braz Cubas, “vida é luta; vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal”.


 


À luta, Brasil, pois que um verdadeiro filho seu a ela não foge, nunca.


 


*Por José Geraldo de Santana Oliveira é  Consultor jurídico da Contee e da Fitrae MTMS.

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243