MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Oct. 29, 2012, 10:28 a.m. - Notícias Fitrae

Inscrições abertas para o Seminário de Etnia, Educação e Formação da CONTEE

Estão abertas as inscrições para o “Seminário de Etnia, Educação e Formação da CONTEE – Políticas Afirmativas e a Democratização da Cultura”, que acontecerá no Rio de Janeiro/RJ, nos dias 8 e 9 de novembro de 2012.


A atividade será realizada nas dependências do Rio´s Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19 – Centro) e deve reunir representantes de entidades filiadas de todo o Brasil. Entre as discussões propostas para a atividade estão: a Lei das Cotas; as políticas públicas afirmativas na democratização da cultura; a Campanha Mulher Negra mostra a sua Cara; e a obra de Monteiro Lobato.
 
Haverá ainda apresentação cultural com o grupo Afroreggae.


Veja a programação completa abaixo:
 
PROGRAMAÇÃO
 
DIA 08 DE NOVEMBRO
 14h30 – abertura
 15h – Lei 12.711/2012 – Lei de Cotas
 Convidados: Sr. Edson Lopes Cardoso (Assessor especial da Ministra Luiza Bairros da Seppir) e representante do MEC (nome a confirmar).
 16h – Coffee Break
 16h30 às 17h45 – A importância de políticas públicas afirmativas na democratização da cultura e oportunidades para todos.
 Convidados: Azoilda Loretto da Trindade (Professora Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ); e Rodrigo Nascimento dos Santos (Representação Regional da Fundação Cultural Palmares do Governo Federal – RJ / ES)
 18h – Apresentação cultural – Afroreggae
 
DIA 09 DE NOVEMBRO
 09h45 às 10h15 – Apresentação da Campanha Mulher Negra mostra a sua Cara!
 Convidada: Ana Cruz (Coordenadora da Campanha).
 10h15 às 12h – A obra de Monteiro Lobato em debate
 Convidadas: Cilza Carla Bignotto (professora e pesquisadora sobre na área de História do livro e da leitura no Brasil); Luciana Sandroni (escritora); e Laura Sandroni (membro do Conselho Curador da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
 12 horas – Encerramento
 
* Conheça os palestrantes:
 
Edson Lopes Cardoso: Mestre em Comunicação Social (UnB) é doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Na Câmara dos Deputados, foi chefe de gabinete do deputado Florestan Fernandes (1992-1995) e do deputado Ben-Hur Ferreira (1999-2002), tendo ainda assessorado o deputado Paulo Paim na Terceira Secretaria da Mesa Diretora (1997-1998). No Senado Federal foi assessor de relações raciais da Primeira Vice-presidência, na gestão do senador Paulo Paim (2003-2005). Foi responsável também pela edição de três importantes publicações do Movimento Negro: o jornal “Raça & Classe”, da Comissão do Negro do PT-DF (1987); o “Jornal do MNU” (1989-1994), do Movimento Negro Unificado; e o Ìrohìn (1996/1999 e 2004/2009).
 
Profª Azoilda Loretto da Trindade: Professora Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, Mestre em Educação pelo IESAE/FGV e ativista da luta contra o racismo, pesquisadora de temas ligados às relações etnicorraciais e multiculturalidades.
 
Rodrigo Nascimento dos Santos: Formado Técnico de Telecomunicações, pela Centenária Escola Estadual República XV de Novembro em Quintino, subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro e atualmente Graduando de Direito da Universidade Estácio de Sá, Campus Menezes Cortês. Foi Assessor do Deputado Estadual Carlos Minc / PT / RJ, em 2002 quando este foi Secretário Estadual de Meio Ambiente no Governo Benedita da Silva, foi também assessor de MINC neste breve Período. Assessorou o também Deputado Estadual Gilberto Palmares / PT / RJ. Foi membro até o ano passado da Secretária Estadual de Combate ao Racismo da CUT / RJ. Faz parte do IPCN / RJ (Institutos dos Pesquisadores da Cultura Negra), a Instituição mais antiga do Brasil neste gênero e da Secretária Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores / PT / RJ. Em maio de 2011, assume a Chefia da Representação Regional da Fundação Cultural Palmares do Governo Federal / RJ / ES, onde permanece até o presente dia.
 
Profª Cilza Carla Bignotto: é professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Estudou a obra e a vida de Monteiro Lobato em sua dissertação de mestrado e em sua tese de doutorado, ambas defendidas no Instituto de Estudos da Linguagem (Iel), da Unicamp. É uma das autoras de Monteiro lobato livro a livro, organizado por Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, obra vencedora dos prêmios Jabuti de Melhor Livro de Teoria Literária e Melhor livro de não-ficção de 2009. Publicou outros artigos e livros sobre Monteiro Lobato, literatura infantil e ensino de literatura. Suas pesquisas se concentram na área de História do livro e da leitura no Brasil.
 
Profª. Luciana Sandroni: É autora de vários livros infantis e juvenis como Minhas Memórias de Lobato – que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 1998 e O Mário que não é de Andrade que recebeu o Prêmio O melhor para crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil. A autora, além de biografias, vem desenvolvendo um trabalho sobre a história do Rio de Janeiro em seus livros, como: Ludi na Revolta da Vacina, Ludi na chegada e no bota-fora da Família Real, Um Quilombo no Leblon, entre outros. Luciana se formou em Letras pela PUC do Rio de Janeiro e fez o mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. A autora fez parte da equipe de roteiristas da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo para a Rede Globo.
 
Profª Laura Sandroni: Cursou jornalismo na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e formou-se em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1968, organizou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – entidade pioneira no Brasil no estudo e promoção dos livros para crianças e jovens. É autora dos livros A criança e o livro – guia prático de estímulo à leitura (organizado com Luiz Raul Machado), De Lobato a Bojunga – as reinações renovadas. Faz parte do Conselho Curador da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, participa de seminários e congressos no Brasil e no exterior, e há um ano se tornou Membro Honorário de IBBY, honraria conferida pela primeira vez a um latino-americano.
 
Fonte: Contee

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243