MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Sept. 4, 2014, 9:57 a.m. - Notícias Fitrae

Fitrae MTMS e Sintrae-MS: Orientações aos trabalhadores para as eleições 2014

Entendendo a importância do movimento sindical para os trabalhadores, principalmente no que diz respeito à comunicação - já que a grande mídia, principalmente a televisiva, tem como característica a divulgação de informações carregadas de interesses de uma minoria dominante. A Fitrae MTMS, divulgará nas próximas semanas, artigos e notícias elaboradas por entidades sindicais - de total interesse dos trabalhadores, relacionadas à questão política eleitoral.


Segundo o presidente da Federação, Ricardo Fróes, as entidades sindicais devem avaliar com muito critério os candidatos à eleição e, têm o dever de orientar a classe trabalhadora sobre os possíveis riscos aos direitos trabalhistas conquistados com duras lutas.


  Foto: Professor Ricardo Fróes, presidente da Fitrae MTMS. 


“É fundamental que os sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais estejam engajados no cenário político, porque as questões relacionadas aos trabalhadores estão diretamente relacionadas aos nossos representantes parlamentares, já que estes avaliam as nossas propostas, criam projetos e aprovam leis, cabendo ao presidente da república sancionar essas leis. Por isso, temos que estar conscientes e contribuir para a eleição do (a) melhor candidato (a) para os trabalhadores e sociedade”, explica Fróes.


 Foto: Professor Eduardo Botelho, presidente do Sintrae-MS.


O presidente do Sintrae-MS, Eduardo Botelho, enfatiza que o trabalhador deve avaliar e pesquisar as propostas dos candidatos e estar atento às informações truncadas divulgadas pela grande mídia.  “É preciso que estejamos prevenidos, temos que ter o olhar crítico sobre as informações que recebemos cotidianamente relacionadas aos candidatos, afinal, são 4 anos de mandato que farão a diferença nas questões trabalhistas, tanto para melhor ou para pior”, destaca.


Marina Silva x Terceirização


Segundo os representantes citados acima, atualmente, a preocupação dos movimentos sindicais no cenário político, está relacionado ao plano de governo apresentado pela candidata a presidência da república Marina Silva, que defende a terceirização ampla e irrestrita, colocando em possibilidade o retrocesso das questões trabalhistas, promoção de desigualdades no mercado de trabalho e o mais grave, enfraquecimento das instituições sindicais, que lutam pela defesa dos direitos dos trabalhadores.Leia o artigo publicado pelo advogado Maximilliano Nagl Garcez, no site do Diap: Programa de Marina defende terceirização Irrestrita. CLIQUE AQUI 


Os professores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já afirmaram que são contra a terceirização, principalmente voltada ao o ensino. Na VI Confitrae, que ocorreu no ano passado, a economista Leila Brito e o assessor jurídico Dr. José Geraldo Santana, enfatizaram as desvantagens da aprovação do Projeto de Lei 4330.  Leia a matéria. CLIQUE AQUI PARA LER 


Marina Silva x Política Externa


Outra preocupação dos sindicalistas relacionados ao Programa de Governo da candidata, está relacionada à questão da política externa. Maria Clotilde Lemos Petta, coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, afirma que se vitoriosa, Marina significará um retrocesso, a volta da política neoliberal dos tempos de FHC e a volta da submissão e vinculação do Brasil aos Estados Unidos. Leia o artigo CLIQUE AQUI PARA LER 


A Fitrae MTMS reitera que não possui e nunca terá a pretensão de impor votos à sua categoria. Mas, o único objetivo é alertar os profissionais para que avaliem e votem com plena consciência de que não estarão propiciando ameaças aos trabalhadores, sociedade e à democracia. 


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Arquivo(s) para baixar
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243