MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Jan. 24, 2012, 11:28 p.m. - Notícias Fitrae

Fernando Haddad despede-se do MEC comemorando 1 milhão de bolsas no ProUni

Fernando Haddad despede-se do MEC comemorando 1 milhão de bolsas no ProUni

Nesta segunda-feira, dia 23/01, foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, solenidade de celebração da concessão de 1 milhão de bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos (ProUni). A ocasião também marcou a despedida do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixa o cargo para concorrer à prefeitura de São Paulo/SP. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE prestigiou a atividade, sendo representada pela Secretária de Comunicação, Maria Clotilde Lemos Petta.


Durante o ato, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que o ProUni leva os jovens brasileiros a romper a barreira da oportunidade. “Nós temos de medir uma sociedade pelo grau de oportunidades que ela oferece”, afirmou. Dilma disse ter “orgulho” do programa por ser é “um dos mais importantes instrumentos de distribuição de renda do país”. “Com a educação você não só distribui renda, mas constrói um modelo de desenvolvimento sustentável”, disse. “Não tem como construir um futuro se você não constrói um sistema de oportunidades no presente”, completou


Para Fernando Haddad, o ProUni é uma das ações de uma grande reforma de acesso à educação superior no país, que envolve avaliação de qualidade, reestruturação física das universidades, reformulação do sistema de acesso, educação a distância, cursos superiores de tecnologia e aumento no número de vagas.  “Hoje, todas as pesquisas socioeconômicas revelam que a educação teve papel fundamental nesse ciclo de desenvolvimento, e se nós quisermos manter o atual momento vivido pelo país, vamos ter que investir cada vez mais em educação.”


O presidente da UNE, Daniel Iliescu, participou da cerimônia e em sua saudação falou da importância dessa milionésima bolsa para o Brasil. “O ProUni teve uma trajetória de muito debate e preconceito, inclusive dentro da universidade, e hoje faz parte do momento de democratização que o país vive, um pilar fundamental para o desenvolvimento que esperamos”, avaliou.


Quem assume o Ministério da Educação é Aloísio Mercadante, que deixa o Ministério da Ciência e Tecnologia. Para a vaga de Mercadante, o governo confirmou o nome do atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp – ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A posse do novo Ministro da Educação aconteceu nesta terça-feira, 24/01, e também foi acompanhada pela dirigente da CONTEE, Maria Clotilde.


Especula-se que pode haver mudanças na cúpula do Ministério – entre as principais secretarias – e também na presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), atualmente sob a coordenação de Malvina Tuttman.


Da redação com informações da Agência Brasil, MEC e UNE.

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243