MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em April 23, 2011, 4:21 p.m. - Notícias Fitrae

Fepesp reúne 110 participantes no Encontro de Ensino Superior


04/04/2011
Fepesp reúne 110 participantes no Encontro de Ensino Superior Com a presença de 110 participantes, a Fepesp promoveu, entre 1 e 2 de abril, o Encontro Estadual dos Trabalhadores do ensino superior privado, em Campinas. O evento foi preparatório para o Seminário Nacional de Educação Superior, realizado pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ensino), em junho, na cidade de São Paulo.

Nereide Saviani, doutora em Educação, falou na abertura do encontro sobre o ensino superior no contexto do Plano Nacional de Educação. "Além de defender aplicação de mais verbas na educação pública, precisamos lutar pela regulamentação e fiscalização do ensino superior privado". A Fepesp e os sindicatos que a integram conseguiram reunir professores, técnicos e administrativos de 14 regiões do estado.

No sábado (2), a plenária foi antecedida pelas participações dos professores Madalena Guasco Peixoto (coordenadora-geral da Contee e professora da PUC/SP), Celso Napolitano (presidente da Fepesp e professor da FGV/SP) e Nelson Valverde (diretor do Sinpro ABC e professor da UniABC). Também colaboraram nas mesas-redondas os professores Cláudio Jorge, professor da PUC-Campinas, presidente do Sinpro Campinas e secretário geral da Fepesp, e José Jorge Maggio, do Sinpro-ABC.

Os expositores abordaram as transformações aceleradas no ensino superior privado; a crescente tendência à concentração do setor, com aquisições e fusões de escolas comandadas por grandes grupos econômicos; a atuação do Ministério da Educação; a Educação a Distância; o uso de novas tecnologias; a educação vista como negócio; e as ações e estratégias para defender os trabalhadores do setor.

Educação-negócio
"O modelo empresarial mudou. Agora, por exemplo, é forte a desnacionalização e fala-se em governança corporativa. Os encontros regionais, como o de São Paulo, vão ajudar a traçar o caminho do movimento sindical," analisa Madalena, da Contee, que abordou o perfil de empresas do setor.
"Educação a distância não pode ser sinônimo de distância da educação. Existindo, ela pode servir como complemento", comparou Nelson Valverde, que abordou a exploração dos profissionais da educação. "Os empresários conseguiram 240 deputados federais numa frente política. Não podemos ficar parados diante disto", propõe Maggio.

Mobilização
No debate final, esteve em pauta a mobilização dos trabalhadores na educação privada. "No meio empresarial, o modelo de educação vê a escola como vendedor e o aluno como comprador do diploma, cabendo ao docente 'viabilizar' esse negócio", diz Celso Napolitano, presidente da Fepesp.

"Os jovens que vieram aqui já vão olhar o sindicato de maneira diferente. Já se faz tarde nossa presença nos cursos de licenciatura para os alunos saberem 'onde' estão entrando", exemplificou Claudio Jorge, presidente do Sindicato de Campinas e Região.

Seminário nacional
Ao final do encontro os participantes aprovaram a Carta de Campinas que será entregue no Seminário Nacional do Ensino Superior da Contee, em junho.

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243