MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em July 30, 2007, 2:39 p.m. - Notícias Fitrae

“Estado governado por ladrões”.

27/07/2007
Cleptocracia em prosa e verso

Por: Vilson Antonio Romero*



Desvios de dinheiro em obras públicas. Licitações fraudadas. Vendas de sentenças judiciais. Propinas para parlamentares. Recursos governamentais sumidos. Orçamentos manipulados. Contratos superfaturados. Roubos, rombos, achaques, subornos em câmaras, assembléias, palácios, tribunais... A ladroagem campeia solta.



O vocábulo cleptocracia, de origem grega, significa “Estado governado por ladrões”. A fase “cleptocrática” do Estado acontece quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política. Segundo Houais, também pode ser definida como “o regime político-social em que práticas corruptas, especialmente com o dinheiro público, são implicitamente admitidas ou mesmo consagradas”.



As manchetes diárias mostram que estamos próximos desta realidade funesta e para não gastar lágrimas com isto, mas incentivar formas de combate ao quadro atual, mostramos que a cleptocracia também pode ser escancarada em prosa e versos (estes de protesto!...)



Verso:“Neste Brasil corrupção/ pontapé bundão/ puto saco de mau cheiro/ do Acre ao Rio de Janeiro/ Neste país de manda-chuvas/ cheio de mãos e luvas/ tem sempre alguém se dando bem/ de São Paulo a Belém(...)” - Ana Carolina e Tom Zé, (Brasil corrupção).



Prosa: Desde 2003, primeiro ano do governo Lula, a Polícia Federal já desencadeou 357 grandes operações com a prisão de 6.225 pessoas, média de quase quatro detidos por dia, com pelo menos 945 servidores públicos acusados de corrupção. Pesquisa da CNT/Sensus aponta que 40% da população vê a corrupção como o maior problema do país.



Verso: “Nas favelas, no senado/ Sujeira pra todo lado/ Ninguém respeita a Constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação/ Que país é este? (...)” – Renato Russo (Que país é este?)



Prosa: Foram presas em agosto de 2006, em Rondônia, 23 pessoas acusadas de praticar diversos crimes, como desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, concussão, peculato, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais.Entre os detidos estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, o ex-procurador-geral de Justiça, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, além de outros juízes, desembargadores, promotores e mais nove deputados estaduais.



Verso: “Estão nas mangas dos senhores ministros/ Nas capas dos senhores magistrados/ Nas golas dos senhores deputados/ Nos fundilhos dos senhores vereadores/ Nas perucas dos senhores senadores/ Senhores!/ Fdp!/ Bandido!/ Corrupto!/ Ladrão! (...)” - Titãs (Vossa Excelência)



Prosa: A Associação de Magistrados Brasileiros revela que os processos contra autoridades com direito a foro privilegiado não punem quase ninguém. Nos últimos 19 anos, dos 463 processos, só 5 terminaram em condenação. Um em cada seis senadores responde por crime em inquéritos ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), único tribunal no qual senadores e deputados federais podem ser processados após a diplomação.



Verso: “Enquanto os homens exercem seus podres poderes /Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos/ E perdem os verdes/ somos uns boçais (...)”- Caetano Veloso (Podres poderes)



Prosa: O nível de corrupção no Brasil é o pior em dez anos, segundo relatório anual do Banco Mundial (Bird) divulgado em julho. De acordo com o levantamento, o país está em posição inferior à que se encontrava quando a entidade começou a fazer esse estudo, em 1996.



Segue atualíssimo Padre Antônio Vieira (1608-1687): “No Brasil conjuga-se o verbo furtar em todos os tempos, em todos os modos, em todas as pessoas"



Verso: “É/ a gente não tem cara de panaca/ a gente não tem jeito de babaca/ a gente não está com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela/ É/ a gente quer viver pleno direito/a gente quer viver todo respeito/a gente quer viver uma nação/a gente quer é ser um cidadão” - Gonzaguinha (É).



Jornalista, funcionário público, diretor da Associação Riograndense de Imprensa – e-mail: vilsonromero@yahoo.com.br

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243