MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Oct. 1, 2012, 9:05 a.m. - Notícias Fitrae

Entre os universitários, 63% trabalham, aponta pesquisa

Seis em cada dez jovens (63%) universitários entrevistados em uma pesquisa da agência Namosca trabalham. O número é superior ao detectado no levantamento anterior, de 2009, quando 59% estavam na ativa.
 
Entre os 784 jovens pesquisados no painel mais recente, 18% fazem estágio remunerado, 8% têm um estágio não remunerado e 37% estão trabalhando como “efetivos”.
 
No recorte por cidade, Salvador e Curitiba se destacam por serem os locais onde há mais jovens trabalhando durante a graduação: 73% e 71%. No outro extremo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de universitários que apenas estudam: 58% e 43%, respectivamente.
 
Entre os que trabalham – incluindo aqueles que fazem estágio -, 57% entraram no mercado logo no primeiro ano da faculdade.
 
A pesquisa também abordou os motivos que levam os jovens a escolher a instituição onde cursam a faculdade. No topo das respostas aparece “oferecer o curso de interesse”, seguida por “preparar para o mercado de trabalho” e “aspectos financeiros”. O fato de ser uma faculdade de renome ou ter tradição ficaram com a quarta e a quinta posições nessa lista, respectivamente.
 
A liberdade para escolher o curso e a faculdade predomina entre os entrevistados: 75% deram essa resposta. E 70% pretendem continuar estudando após concluir a graduação.
 
Sobre o futuro profissional, 63% dizem que um dia pretendem ter o próprio negócio e 38% acham que ser trainee é fundamental. Viver um período no exterior é relevante para 56% dos jovens pesquisados.
 
Fonte: Valor Econômico

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243