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Publicado em Oct. 2, 2014, 9:41 a.m. - Educação

Entidades que lutam pelo direito à educação reivindicam a construção de sistema de ensino inclusivo

“Eu não me conformo com números. Está tudo bem… Tudo melhorando… A estatística diz que… Afinal de contas, é a qualidade que deve prevalecer. E eu não me conformo com isso!”, reivindicou Antonio Davi Souza de Almeida, estudante do curso de pedagogia da UECE (Universidade Estadual do Ceará), durante o Seminário Nacional Desafios para a Garantia do Direito à Educação Inclusiva, que ocorreu no último dia 23 de setembro, em Brasília. Em sua fala, ele denunciou a discriminação praticada por professores e alunos, a falta do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e a ausência da flexibilização do currículo e das avaliações. O evento foi uma das principais atividades da 12ª Semana de Ação Mundial: Direito à educação inclusiva – por uma escola e um mundo para todos, realizada entre os dias 21 e 27 de setembro em todo o Brasil.


As discussões ocorreram no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na UnB (Universidade de Brasília) e foram transmitidas ao vivo pela internet, no blog da iniciativa. Participaram do debate representantes da sociedade civil, do poder público federal e municipal, da academia, do judiciário, da Unesco e do Unicef.


Durante o seminário, em nome da Campanha e das nove entidades que compõem o Comitê Técnico da SAM 2014, Meire Cavalcante, coordenadora regional do Fórum Nacional de Educação Inclusiva, juntamente com o promotor de justiça do Pará, Waldir Macieira, entregaram uma carta aberta com as ações que o país precisa colocar em prática para assegurar um sistema de educacional inclusivo para todas as pessoas. O documento foi entregue à Suzana Maria Brainer, coordenadora geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.


Além do seminário, outras ações foram desenvolvidas por mais de 2,2 mil instituições, coletivos e pessoas, das cinco regiões do país, que se inscreveram e receberam por correio os materiais da Semana de Ação Mundial (pôster, folder e caderno de atividades). “Esses números mostram o grande potencial de mobilização e de capilaridade da SAM. A grande mensagem que queremos passar é que a educação inclusiva é um direito de todos, e não apenas das pessoas com deficiência”, enfatizou Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, durante a abertura do debate.


A SAM é uma iniciativa da CGE (Campanha Global pela Educação), realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, de modo a exercer pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.


Leia essa e outras notícias sobre o Seminário Nacional da SAM 2014 no blog da SAM 2014, clicando aqui


Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação         

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