MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Dec. 11, 2013, 10:13 a.m. - Notícias Fitrae

Em dia de votação, Revista Conteúdo expõe várias facetas da mercantilização do ensino

Neste dia 11 de dezembro de 2013, em que estão previstas as votações de duas matérias essenciais para a educação – a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes), pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, e o novo Plano Nacional de Educação (PNE), pelo plenário do Senado -, a nova edição da Revista Conteúdo denuncia as diversas faces do processo de mercantilização do ensino no Brasil, entre as quais o próprio lobby do setor privado sobre a tramitação dos dois projetos em pauta hoje no Congresso Nacional.


A matéria de capa desta edição mostra como as empresas de capital aberto na bolsa de valores se valem de recursos públicos oriundos de programas governamentais e isenções fiscais para tornar seus negócios mais seguros e atrativos aos investidores, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino. Para combater esse cenário perverso, a união entre estudantes e trabalhadores em educação é imprescindível, como ressalta a presidenta da UNE, Virgínia Barros, em entrevista exclusiva à Conteúdo.


Imprescindível também é a aprovação do Insaes nesta quarta-feira, bem como a votação de um PNE que atenda as reivindicações da sociedade para que os investimentos de 10% do PIB sejam feitos em educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada e para que aos trabalhadores do setor privado, fazendo jus ao caráter sistêmico da educação, sejam assegurados os mesmos direitos garantidos aos da rede pública.


A Contee reforça a necessidade de mobilização das entidades filiadas e de toda a categoria para as votações desta quarta-feira. Que esta edição da Revista Conteúdo sirva de embasamento e respaldo para esta luta.


Acesse aqui a edição de dezembro da Revista Conteúdo na íntegra


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243