MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em May 6, 2015, 9:19 a.m. - Notícias Fitrae

Diretoria do Sintrae-MS avalia cenário educacional do setor privado de Mato Grosso do Sul

No dia do Trabalhador, 1º de maio, diretores do Sintrae-MS se reuniram para discutir sobre a realidade dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino da base territorial do sindicato. Além disso, abordaram assuntos administrativos e destacaram o fortalecimento do Sintrae-MS na defesa dos direitos dos trabalhadores.


O presidente da Fitrae MTMS (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), professor Ricardo Martinez Fróes, participou da reunião - que aconteceu na sede do Sintrae – e parabenizou pela iniciativa das discussões no dia do Trabalhador. “Este é um momento propício de reflexão sobre os problemas enfrentados por nossa categoria e pelos trabalhadores em geral em virtude de interferências políticas acerca dos direitos trabalhistas”, destacou.


O presidente do Sintrae-MS, professor Eduardo Botelho, explanou sobre a campanha salarial 2015 enfatizando que neste ano foi assegurado ganho real no aumento salarial em virtude de intensa negociação dos diretores do Sintrae. Além disso, a Covenção Coletiva de Trabalho 2015/2017 conta com um Termo Aditivo, que entre outras, prevê obrigatoriedades para as rescisões de trabalho, como Cópias das guias de recolhimento da Contribuição Sindical patronal e laboral (com lista nominal do referido desconto), relativas aos últimos 02 (dois) anos, devidamente quitadas.


 



Outro tema abordado, diz respeito ao Projeto de Lei 4330/04 da terceirização, que foi amplamente refutado pelos sindicalistas com a justificativa de perdas de direitos com a  terceirização das atividades-fins, como por exemplo, terceirizar a educação.


Direitos e benefícios assegurados


O presidente do Sintrae-MS destacou que o sindicato defende incansavelmente os direitos dos trabalhadores, seja no aspecto jurídico ou em negociações de benefícios à categoria. Como, por exemplo, na defesa das bolsas de estudos aos profissionais da Universidade Kroton Educacional - Anhanguera. “Neste caso, conseguimos assegurar que a instituição mantivesse o benefício aos trabalhadores” destaca o professor Eduardo.


Outro benefício assegurado  foi a insalubridade de grau máximo de profissionais de laboratório da Kroton Educacional -  Uniderp Agrárias. “Se não fosse a postura firme do sindicato, a Kroton iriam retirar este benefício. Nosso departamento jurídico ajuizou ação, mas conseguimos assegurar o valor da insalubridade em negociação”, conclui Botelho.


Sobre a Ação para revisão do valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 1999 até os dias atuais, os diretores destacaram que já impetraram ação, no entanto, todos os andamentos dos processos acerca deste tema estão suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça, desde 2014. “Mesmo com a suspensão, o sindicato fez a sua parte. Tão logo os processos obtenham continuidade, os trabalhadores da nossa base já estarão resguardados”, explica o presidente.


 


 


Questões Administrativas


Os sindicalistas analisaram crescimento e modernização da sede administrativa que há mais de um ano está localizada no mesmo endereço do Clube de Campo. Atualmente a sede recebeu pintura na parte externa. De acordo com os diretores, o próximo passo é finalizar as obras do auditório, que terá capacidade para receber cerca de 200 pessoas.


Sobre o Clube de Campo, foi avaliado que os filiados usufruem cada vez mais do espaço de lazer. Por isso, segundo os diretores, é fundamental investir na manutenção do espaço e na divulgação para que os filiados renovem as carteiras vencidas para continuarem a desfrutar dos benefícios oferecidos pelo clube, como piscinas, salão de eventos, quiosques com churrasqueiras, quadra de vôlei e campo de futebol.


Fonte: Adriana Miceli - Fitrae MTMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Arquivo(s) para baixar
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243