MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em May 21, 2015, 10:29 a.m. - Notícias Fitrae

Diretoria da Fitrae MTMS analisa conjuntura e reforça luta contra a terceirização

Em reunião de diretoria executiva, no dia 16 de maio, em Campo Grande (MS), a diretoria executiva da Fitrae MTMS avaliou a conjuntura nacional, realizando análise do cenário político do país. De acordo com os sindicalistas, os direitos dos trabalhadores correm sérios riscos de retrocessos. O assessor jurídico Dr. José Geraldo Santana participou e abordou a questão da terceirização das atividades-fins.


De acordo com a vice-presidente da Fitrae MTMS, Nara Teixeira, que acompanhou as sessões para a votação do PL 4330/04 ( hoje PLC30/15) na Câmara Federal, em Brasília, o cenário muda com freqüência. Por isso, segundo a sindicalista, é preciso reforçar as mobilizações.


“Os partidos políticos apresentaram surpresas na votação do PL 4330. No dia 07/04, o congresso mudou radicalmente, os trabalhadores não conseguiam acesso aos deputados e houve ataque da polícia aos trabalhadores que estavam com movimento pacífico. Após, a mobilizações em todo o país, em que estampávamos os rostos dos traidores favoráveis à terceirização das atividades-fins, revertemos a situação e muitos deputados votaram contra às emendas apresentadas  no dia 22/04. Posteriormente, ouvimos muitos discursos de deputados favoráveis à terceirização, posando como amigos dos trabalhadores. É um cenário difícil, agora no senado, o projeto – que também é um ataque ao movimento sindical - passará por 5 comissões. Temos que ter atuação forte, dialogar com os senadores de nossas regiões, temos que engrossar as mobilizações e participar dos movimentos em Brasília”, destacou Nara.


Segundo o assessor jurídico da Fitrae MTMS as Medidas Provisórias 664 e 665 que a presidenta Dilma Roussef baixou, no dia 30/12, rompeu o seu compromisso de campanha. “A população se sentiu enganada e isso deu oxigênio à oposição do governo federal, que é uma das mais conservadoras dos últimos tempos”, destacou.


Na opinião de Santana, na batalha do PL 4330/04, os trabalhadores e o movimento sindical perderam, principalmente, pela falha na comunicação da esquerda. Segundo ele, os discursos da esquerda foram fracos e inexpressivos e como conseqüência, foi aprovado o PL que representa um retrocesso de 100 anos, sendo a mais completa negação de todos os fundamentos, princípios e garantias sobre os quais se sustenta o Estado democrático de direito implantado pela Constituição da República Federativa do Brasil. Clique aqui e leia a análise do advogado acerca do PL 4330


O presidente da Fitrae MTMS, professor Ricardo Fróes, concordou com o advogado. “O discurso que a direita utilizou impressiona quem não fez a devida análise, com ênfase em garantir direito a 12 milhões de trabalhadores terceirizados. No entanto, a burguesia patronal quer, na realidade, desregulamentar outros 50 milhões de brasileiros”, analisou.


Geraldo Santana explicou que entre os pontos negativos da terceirização está a desvalorização do profissional. “O projeto possibilita que se criem empresas sem empregados além da terceirização da mão de obra, poderão ser criados os neologismos da quarteirização, quinteirização e assim sucessivamente. As empresas terceirizadas terão, por sua vez, outras empresas terceirizadas, abrindo a possibilidade de exploração dos trabalhadores brasileiros de todas as categorias profissionais e todas as idades”, lastimou.


Os diretores concluíram que a mobilização de cada base é necessária neste momento que o Senado avalia o PLC30/15. “Precisamos fazer essa mobilização em cada município, capital e Estado, ressaltado aos parlamentares que lembraremos de suas decisões no próximo período eleitoral”, reforça o presidente do Sintrae-MS, professor Eduardo Botelho.


Calendário


Os diretores da Fitrae MTMS se articularam sobre questões específicas da cada base sindical e elaboraram agenda de reuniões para o 2º semestre:


1º de agosto: VII Reunião da Diretoria Executiva


19/09 - VIII Reunião da Diretoria Executiva


28/11 – CONSIND Fitrae MTMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
    VI Reunião da Diretoria - Fitrae MTMS
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243