MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em June 27, 2013, 9:26 a.m. - Notícias Fitrae

Contee em Brasília: em defesa dos royalties e dos 10% do PIB para a educação pública

Depois da conquista representada pela aprovação na Câmara dos Deputados na madrugada de ontem (26), da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação e de 25% para a saúde, diretores da Contee estarão hoje (27) nas ruas de Brasília para defender a aprovação da matéria pelo Senado, assim como da manutenção, no texto do novo Plano Nacional de Educação (PNE), da exigência de que o investimento de 10% do PIB do país seja feito exclusivamente na educação pública.


A mobilização “#VemPraRua lutar pela educação brasileira!”, que se concentra a partir de 9h da manhã de hoje no Museu Nacional da capital da República foi convocada pela UNE e representa bandeiras históricas não só dos estudantes, mas da Contee e das demais entidades representativas dos trabalhadores em educação. Mais do que isso: são bandeiras de toda a sociedade.


Conforme expresso e documentado no último Conatee, a grande luta da Contee vem sendo pela ampliação de investimento e vagas nas escolas públicas e a ampliação dos investimentos em educação com a aplicação de 10% do PIB para a educação. Para isso, é necessário que a totalidade dos investimentos seja aplicada na educação pública, visando sua expansão e qualidade. Em vez de ser contemplada com recursos públicos, muitas vezes sem qualquer garantia de contrapartida, a educação privada precisa ser regulamentada, a fim de que seja de fato uma opção democrática para a educação brasileira, e não uma complementação frente à não universalização da educação pública.


Só nesta semana, a aprovação da partilha dos royalties pelos deputados na madrugada de ontem e os pactos firmados pela presidenta Dilma Rousseff com os governadores e prefeitos de capitais, mostraram a força da voz das ruas, que têm se feito ouvir. Momento ideal, portanto, para clamar em prol da educação.


Assista ao vídeo #BrasilMostraTuaCara por 10% do PIB pra Educação!, da UNE


Fonte: Contee

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243