MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em July 30, 2012, 10:20 a.m. - Notícias Fitrae

Conjuntura: procura por emprego voltou a crescer, aponta Dieese

Após vários meses de estabilidade, a população economicamente ativa (PEA) voltou a crescer em junho num ritmo mais forte que a ocupação, o que aumentou a taxa de desemprego no mês, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em junho, a desocupação no conjunto das sete regiões metropolitanas monitoradas ficou em 10,7%, ante 10,6% em maio, e 10,9% em junho do ano passado.
 
De acordo com a pesquisa, a PEA aumentou em 109 mil pessoas na comparação com maio. No entanto, a ocupação cresceu em 86 mil. A diferença (23 mil) é a quantidade de desempregados a mais no mercado de trabalho nas regiões metropolitanas.
 
Alexandre Loloian, economista da Fundação Seade, atribuiu o crescimento da PEA à volta de pessoas que seguraram a sua entrada no mercado de trabalho neste ano, seja devido às incertezas quanto aos rumos da economia, seja para se dedicar mais tempo a outras atividades, como aos estudos.
 
Ana Maria Belavenuto, economista do Dieese, afirma que o comportamento do mercado de trabalho neste ano tem sido semelhante ao que ocorreu em 2011, mas com patamar menor de desemprego.
 
"Se as previsões de crescimento em ritmo mais forte no segundo semestre forem confirmadas, a taxa pode voltar a cair a partir de setembro (movimento observado em 2011)", disse. Há também o fator sazonal. A taxa de desemprego tende a cair no segundo semestre. A economista ainda observou pontos positivos nos dados mostrados pela pesquisa. "Vemos o avanço da formalidade no mercado, com crescimento do rendimento".
 
Embora na comparação de maio com abril o rendimento médio real dos ocupados e dos assalariados tenha caído 0,4% e 0,1%, respectivamente, no confronto com o mesmo período do ano passado, ambos apresentaram alta de 2,5%. Na PED, os dados relativos à renda são sempre referentes ao mês anterior ao da pesquisa de desemprego.


Fonte: Valor Econômico

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243