MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Oct. 7, 2013, 10:40 a.m. - Notícias Fitrae

Audiência pública no Senado discute trabalho infantil e exclusão escolar no país

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal realizará na próxima segunda-feira, dia 7/10, às 10 horas, a audiência pública “Fora da Escola não Pode: o contexto de exclusão escolar no país e os impactos do trabalho infantil”, com a participação do ativista indiano Kailash Satyarthi, indicado ao Nobel da Paz 2006 e criador da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, que estará em Brasília na próxima semana para a III Conferência Global contra o Trabalho Infantil. A mesa de discussões também será composta por Tiago Manggini, membro do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante do Coletivo Nacional de Educação do MST, e Isa Maria de Oliveira, Secretária Executiva Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
 
Convocada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) por sugestão da Campanha, a audiência insere-se no contexto dos esforços de articulação do projeto “Fora da Escola não Pode!”, iniciativa do Unicef, desenvolvida em parceria com a


Campanha . Desde 2010 este projeto tem desencadeado um amplo processo de mobilização para o enfrentamento da exclusão escolar no país. Em agosto de 2012, o Unicef e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançaram o relatório Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola. O estudo faz uma análise do perfil das crianças e dos adolescentes fora da escola ou em risco de evasão no Brasil e aponta as principais barreiras que levam a essa situação. O trabalho infantil é uma delas, impedindo que todas as crianças e todos os adolescentes estejam na escola e tenham assegurado o seu direito de permanecer estudando, de progredir nos estudos e de concluir a educação básica na idade esperada.
 
A análise do relatório é baseada em estatísticas nacionais. De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, 3.846.109 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Em razão de dificuldades econômicas, muitas crianças e adolescentes acabam deixando a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar ou mesmo para cuidar dos serviços domésticos, liberando suas mães para o trabalho remunerado. De acordo com a Pnad/2009, cerca de 4,3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade trabalham no país em média 26,3 horas semanais – um contingente quase equivalente à população da Costa Rica. Além de tirar as crianças da escola, o trabalho afeta seu rendimento escolar, que é inferior ao das crianças que só estudam.
 
Serviço
 
Evento: Audiência Pública “Fora da Escola não Pode: o contexto de exclusão escolar no país e os impactos do trabalho infantil”
 Data/horário: 7/10/2013 (segunda-feira), às 10 horas
 Local: sala de reuniões da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal
 Apoio institucional: OIT (Organização Internacional do Trabalho)
 Informações para a imprensa
 Campanha Nacional pelo Direito à Educação
 Telefone: (11) 3159.1243/ (11) 98793.7711
 E-mail: coordenacao@campanhaeducacao.org.br
 
Da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243