MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Sept. 9, 2009, 9:29 a.m. - Notícias Fitrae

Aposentado quer apoio da Câmara para fim do fator previdenciário


Agência DIAP
Ter, 08 de Setembro de 2009 23:46
Cobap mobiliza aposentados contra acordo entre Governo, CUT e Força Sindical. Entidade quer aprovação do fim do fator e recebeu apoio do FST, Nova Central, Conlutas e CTB


O aposentado não faz greve e só muito recentemente começou a se organizar, mas vota. Estes foram os argumentos usados por todos os oradores que participaram, na tarde desta terça-feira (8), de audiência pública na Câmara, para rejeitar o acordo proposto pelo Governo Federal para o reajuste das aposentadorias de quem ganha acima do salário mínimo.


Todos se mostraram também favoráveis ao fim do fator previdenciário.

O senador Paulo Paim (PT/RS), autor das propostas já aprovadas no Senado, participou da audiência e lembrou da luta do PT contra o fator previdenciário, quando era oposição ao Governo FHC, autor da medida.

"Sou do partido do presidente Lula e acho que ele não deveria terminar o Governo sem acabar com o fator previdenciário", afirmou, arrancando aplausos da platéia.

No Senado, tido como Casa de perfil mais conservador, a medida foi aprovada e está na Câmara para votação. Os deputados que participaram da audiência demonstraram apoio à luta dos aposentados, mas admitiram que a luta é difícil.

Nada menos que o fim do fator
Para a deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), a Casa está com um enorme desafio. Ela, a exemplo dos outros oradores, disse que as centrais sindicais não devem aceitar nada menos do que o fim do fator previdenciário.

E defendeu a construção com todo o conjunto de forças políticas de um acordo pelo fim do fator previdenciário e uma política de reajuste real dos aposentados.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), autor do requerimento da audiência pública, criticou a CUT e a Força Sindical, que assinaram o acordo com o Governo abrindo mão de todos os projetos em tramitação no Congresso em troca de um reajuste para os benefícios acima de uma salário mínimo do índice da inflação mais metade do PIB (Produto Interno Bruto) e a substituição do fator previdenciário pelo "fator 85/95".

Por que trocar?
Para o presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes, não existe motivo para troca. E pergunta, manifestando indignação: "Por que trocar essa proposta - reajuste igual ao do salário mínimo e fim do fator previdenciário - pela miserável da outra que não presta?"

Ele mesmo responde: "A proposta do Paim é a melhor, não quebra a Previdência e é a mais justa para os trabalhadores. Vamos lutar pela aprovação dela".

O déficit da Previdência, argumento usado pelos que se contrapõem ao fim do fator previdenciário, foi afastado pelos oradores. Esse foi outro consenso entre eles.

Floriano Martins, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), que tem municiado com números os aposentados na luta pelo fim do fator previdenciário, disse que, falando pela milionésima vez, não há déficit na Seguridade Social.

No ano passado, foram R$ 52 bilhões de superávit.

"Não são os aposentados com esse reajuste pleiteado que vão quebrar a Previdência Social", afirmou, destacando que dos oito milhões de aposentados que vão receber esse reajuste, 6,6 milhões recebem até quatro salários mínimos.

"Portanto, o reajuste da inflação mais o PIB cheio, que é o reajuste dado ao salário mínimo, representa um aumento de R$ 50 por mês nos valores, o que não altera muito as contas do Governo, mas representa muito para as famílias que recebem".

Caras-enrugadas
Outro consenso entre os oradores foi o de que a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) é a entidade representativa da categoria para fechar acordos. A entidade abandonou as negociações, com a CTB e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), por considerar lesivo aos aposentados.

O presidente da entidade, Varley Martins Gonçalves, no alto dos seus 80 anos, se mostrou disposto a ir para as ruas defender as matérias de interesse do segmento.

"Vamos substituir os caras-pintadas pelos caras enrugadas. Estamos sendo lesados porque pagamos e não recebemos. O que querem? É acabar com a gente?", indagou, pedindo aos deputados que sempre defenderam os aposentados, que mantenha essa defesa. "Aprovem que a gente luta contra o veto", concluiu.

Irredutibilidade do valor dos benefícios
José Calixto Ramos, da NCST, lembrou que o assunto já foi discutido exaustivamente e, mais uma vez, lembrou que a Constituição, a lei máxima do País, estabelece a irredutibilidade do valor dos benefícios.

"Basta esse artigo para que não acatemos esse acordo que está sendo sugerido", afirmou, criticando mais uma vez o acordo feito entre governo e centrais sindicais sem combinar com o Legislativo, que é quem vai definir. "O acordo deve ser feito aqui", destacou.

Ele, a exemplo de Wagner Gomes, citou algumas categorias profissionais como comerciários e motoristas que terão enorme dificuldade de atingir o fator 85/95 proposto pelo Governo.

Gomes disse que o trabalhador paga em média 23 anos de Previdência Social por causa do desemprego e da informalidade. Pela proposta do Governo, em que a soma de contribuição com a idade deve somar 95 para os homens e 85 para as mulheres, o trabalhador se aposentaria já próximo da morte.

Auditórios cheios
Os aposentados chegaram com meia hora de antecedência e lotaram a sala de audiência. Muitos foram impedidos de entrar para não superlotar a sala. Eles foram acomodados em outros dois auditórios vizinhos e acompanharam a audiência pela televisão transmitida pela TV Câmara.

Na sala da audiência, foram estendidas faixas e cartazes e distribuído material contrário à proposta do governo, o mesmo que foi entregue à população durante as festas de comemoração do Dia 7 de Setembro.

Os aposentados do Distrito Federal, presentes à audiência, afirmam que continuam apoiando os projetos de lei aprovados no Senado e que estão em tramitação na Câmara, que estende o reajuste do salário mínimo a todas as aposentadorias e acaba com o fator previdenciário.

"A integridade e a defesa desses projetos significam fazer justiça aos aposentados", diz o texto.

Os representantes de Minas Gerais, que também participaram da audiência, destacam que a proposta do governo não garante a recuperação do poder aquisitivo dos segurados que ganham acima de um salário mínimo de acordo com a Constituição.

O senador Paim, que percorreu os outros auditórios para cumprimentar os aposentados, chamou os oradores e público para participarem de outra audiência que pretende realizar no Senado, nesta quinta-feira (10), para discutir "A previdência, o pré-sal e o novo momento do Brasil".

Segundo o parlamentar, ninguém discute novos recursos para Previdência Social porque sabe que ela é superavitária, sugerindo colocar dinheiro do pré-sal na Previdência para resolver a questão do reajuste dos aposentados.

Reunião com Temer
Representantes dos aposentados e lideranças sindicais se reuniram hoje, com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), e pediram que coloque as propostas de interesse do segmento em pauta para votação.

Temer, por sua vez, prometeu levar aos líderes partidários as reivindicações de votação do projeto que acaba com o fator previdenciário (PL 3.299/08) e da emenda de Paim ao PL 1/07, que dá aos aposentados e pensionistas do INSS o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo até 2023.

Acordo
Pelo acordo, acertado com o Governo, os aposentados receberiam um aumento real de 2,5%, correspondente à correção do índice inflacionário mais a metade do crescimento do PIB de dois anos anteriores.

Enquanto isso, o mínimo será reajustado pela correção da inflação mais o crescimento integral do PIB nos dois anos anteriores. (Com Vermelho)

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243